top of page

Preventivo ginecológico em Salvador: tudo o que você precisa saber

Foto do escritor: Redação MydoctorRedação Mydoctor

Atualizado: 27 de dez. de 2024

Paciente na maca ginecológica

A importância do exame preventivo.

Em Salvador, assim como em todo o Brasil, o exame preventivo ginecológico (que é o mesmo que papanicolau ou citologia oncótica) é um dos procedimentos mais procurados pelas mulheres, pois é fundamental para a detecção precoce do câncer de colo de útero que, quando diagnosticado em estágios iniciais, tem altas chances de cura. Alguns locais costumam usar a expressão "preventivo completo" para sinalizar outros exames complementares utilizados no check-up ginecológico, que irão compôr o preço final.


O que acontece durante o exame?

Durante o exame preventivo, o médico coleta células do colo do útero para análise em laboratório. Essa coleta é indolor e dura poucos minutos.


Quando fazer o preventivo ginecológico?

O exame deve ser realizado anualmente a partir do início da vida sexual ou a partir dos 25 anos de idade. Inicialmente, deve ser realizado uma vez por ano e, após dois exames normais consecutivos, passa a ser feito a cada 3 anos se não houver alterações nos resultados, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Para mulheres com mais de 64 anos que nunca fizeram o exame, recomenda-se realizar duas vezes, com intervalo de um a três anos. No caso de resultado negativo, elas não precisam fazer novos exames, visto que não há evidências de efetividade do rastreamento após os 65 anos.


É consenso que as mulheres infectadas pelo HIV devem ser submetidas ao rastreamento citológico de forma mais frequente, em razão da maior prevalência de citologias com atipias de significado indeterminado e maior frequência de infecções associadas. Para minimizar os resultados falso-negativos, alguns autores preconizam a complementação com a colposcopia.


Onde realizar o exame preventivo ginecológico em Salvador?

Em Salvador, você pode fazer seu exame com excelência na Mydoctor. Oferecemos um espaço confortável, limpo e acolhedor, diagnóstico preciso, atendimento humanizado e resultados confiáveis para diversos exames ginecológicos. Estamos bem localizados, fácil de chegar, estacionamento gratuito e laboratório integrado para análise das amostras colhidas durante a consulta médica.



Consultório ginecológico




Você pode encontrar diversos outros locais para realizar o exame preventivo, como:

  • Clínicas ginecológicas: Oferecem um atendimento mais personalizado e podem realizar outros exames complementares.

  • Hospitais: Possuem uma estrutura completa para realizar o exame e outros procedimentos ginecológicos.

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS): Oferecem o exame gratuitamente para mulheres do Sistema Único de Saúde (SUS).


Uma dúvida que muitas mulheres tem: a colposcopia deve fazer parte do preventivo?

Citologia e colposcopia são exames que se complementam, mas não se substituem.

A depender do histórico da mulher, pode ser necessário realizar o exame de colposcopia concomitante ao exame de citologia (ou papanicolau). Por exemplo: quando já existe um resultado de papanicolau com alteração, no seguimento pós tratamento de NIC II/III ou de carcinoma microinvasor, na ocorrência de sangramentos anormais, na alteração visual no exame especular, na condição ou histórico recente de doença sexualmente transmissível (DST) ou parceiro com suspeita ou DST diagnosticada, na presença de lesões sugestivas de HPV, entre outras indicações.


Por isso, alguns serviços oferecem o pacote do preventivo com a colposcopia já inclusa. Na Mydoctor o preventivo inclui a consulta ginecológica, a citologia oncótica (ou papanicolau, ou preventivo) e a colposcopia, oferecendo um atendimento completo com o médico ginecologista em consultório ginecológico. Além disso, caso o médico e a paciente identifiquem a necessidade de exame adicional, poderá recomendá-lo ainda dentro da consulta, como por exemplo painel de DST's, detecção molecular do vírus HPV, culturas, etc. A coleta para exames adicionais se for urgente, poderá ser realizada ainda dentro da consulta para um retorno em até 30 dias, sob o consentimento da paciente, tornando o seu preventivo ainda mais completo.


Como se preparar para o exame?

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame e deve evitar também o uso de duchas, medicamentos e/ou métodos contraceptivos que precisam ser introduzidos na vagina. É importante também que o exame seja realizado após 5 dias do término da menstruação, pois a presença de sangue pode afetar a qualidade da amostra coletada e influenciar no resultado.


Como escolher um bom profissional?

Escolher um bom ginecologista é fundamental para garantir a qualidade do atendimento e o diagnóstico preciso. Ao escolher um profissional, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Especialização: Verifique se o médico é especialista em ginecologia e obstetrícia.

  • Experiência: Consulte a experiência do médico e a quantidade de exames preventivos que ele já realizou.

  • Recomendações: Peça indicações de outros médicos, amigas ou familiares.

  • Registro profissional: Certifique-se de que o médico possui registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

  • Atendimento: O médico deve ser atencioso, esclarecer todas as suas dúvidas e te deixar à vontade durante a consulta.








Se o seu exame acusou:

• negativo para células malignas ou câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo após 1 ano. Se você já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo em três anos;

• infecção pelo HPV ou lesão de baixo grau: você deverá repetir o exame conforme orientação médica;

• lesão de alto grau : o médico decidirá a melhor conduta. Você vai precisar fazer outros exames, como a colposcopia;

• amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu para fazer o exame. Você deve repetir o exame logo que for possível.


Conclusão

O exame preventivo ginecológico é um aliado da saúde da mulher. Ao realizar o exame regularmente e escolher um bom profissional, você estará cuidando da sua saúde e prevenindo doenças.

Lembre-se: A prevenção é o melhor remédio!


Referências

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE, Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer de Colo de Útero, 2ª edição, Rio de Janeiro: INCA, 2016.

  • Biblioteca Virtual em Saúde

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Responsável técnico médico: Dra. Ediana Kelly Fontes Queiroz Sarmento
CRM-BA 25.748

bottom of page